Uso do Polietileno e Polipropileno em Estações de Tratamento de Água (ETA) para Indústrias e Usinas

Uso do Polietileno e Polipropileno em Estações de Tratamento de Água (ETA) para Indústrias e Usinas

Como podemos ver as estações de tratamentos (ETA e ETE) tem a necessidade de qualidade e eficiência em todos sua etapas, pois em caso negativo terão impactos ambientais e financeiros, muita das vezes irreparáveis. 

Desta forma, precisam que em todas suas etapas, produtos que tenham eficiência na condução dessa água e no esgoto, buscando um sistema “estanque”, ou seja, sem vazamentos. 

Com essa linha de pensamento os materiais que podem proporcionar extrema eficiência nesse quesito são os termoplásticos (tubos, conexões, válvulas e equipamentos), pois além da estanqueidade são resistente a condução de produtos químicos (corrosão) que são necessários no tratamento, além da abrasão que ocorrem com a presença de particulados na água captada ou até mesmo na condução do esgoto. 

A utilização dos termoplásticos nessas aplicações também estão ligados na redução de custos, durabilidade alta, manutenção menor e caso seja necessário a mesma, será possível fazer com muita mais agilidade e com perdas muito menores no processo deixando de gerar prejuízos financeiros e ambientais. 

O que precisamos entender é que não é qualquer tipo termoplástico que será eficiente nessa aplicação é de estrema importância, para o êxito, utilizarmos o material certo. Avaliando os produtos químicos (concentração do produto) que são utilizados nesse tratamento, pressão de operação, temperatura do fluido e os diâmetros de acordo com as vazões projetas para o sistema. 

Quando falamos em termoplásticos, temos que enfatizar que estamos falando de termoplásticos industriais, e não domésticos que utilizamos para obras civis residências. Dentre esses materiais estão Polietileno de Alta Densidade (PEAD), polipropileno (PP), CPVC SCH 80 e PVC SCH 80. 

Para que possamos exemplificar algumas dessas aplicações podemos citar o PEAD na captação de água e condução do esgoto,  (PP, CPVC SH80 e PVC SH80) produtos químicos variando o material para cada tipo de produto utilizado. 

Como podemos ver, se faz necessário buscarmos profissionais capacitados para especificação do material correto, com conhecimento técnico e experiência nas interligações, garantido a eficiência em todo processo de condução da água e esgoto tratados. 

 

Fonte: https://www.replass.com.br/blog

   

A Reunidas representa a Replass em todo Brasil para desenvolvimento de sistemas e peças especiais utilizando o termoplástico ideal para cada aplicação, recentemente foi entregue  uma interligação de Estação de Tratamento de Água (ETA) que possuía inúmeros vazamentos e ocasionava grandes prejuízos devido as paradas para manutenção. O problema foi resolvido com a aplicação de Polipropileno (PPP) que foi o material mais indicado após avaliação.

  

Veja o Case completo clicando aqui.

 

 

 




Voltar

Rua Triunfo, 1349 sala 411| Jd. Botânico| Ribeirão Preto, SP | CEP: 14021-612
Tel.: (16) 99732 4224

Trip Propaganda