FENASUCRO & AGROCANA acontece de 23 a 26 de agosto

FENASUCRO & AGROCANA acontece de 23 a 26 de agosto

A 24ª Fenasucro & Agrocana - Feira Internacional de Tecnologia Sucroenergética, que acontece em Sertãozinho-SP, de 23 a 26 de agosto, vai contar com uma área de exposição dedicada para as novidades em tecnologia e soluções para irrigação e fertirrigação de cana-de-açúcar. O GIFC (Grupo de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-Açúcar), criado há três anos para promover o debate e a troca de informações entre os agentes da cadeia produtiva sucroenergética, será o responsável pela organização do espaço.
 
A área de 224 metros quadrados e localizada na AGROCANA contará com a presença de empresas parceiras do grupo que irão expor soluções, serviços e tecnologias para a irrigação e fertirrigação de cana. Entre as expositoras estarão presentes: NaanDaanJain, Irriga Brasil, Irrigabras, Luperplas, Hidro Ambiental, Metos, LBE Biotecnologia e Rivulis Irrigação. Além disso, o grupo promoverá encontro setorial sobre a produtividade dos canaviais irrigados, com a realização do seu 27º encontro setorial, que reúne representantes de usinas, universidades, entidades e empresas.
 
Com o tema "Benefícios da irrigação na produtividade agrícola da cana-de -açúcar e no estabelecimento e desenvolvimento de mudas pré-brotadas", a reunião será realizada no dia 24 de agosto, das 14h às 17h, no Auditório de Conferência 2.
 
A programação contará com as seguintes palestras: “Sistemas de Controle e Proteção no Transporte de Água e Vinhaça para Irrigação”, apresentada pelo engenheiro agrícola, Miguel Angelo Nappo Guazzelli, da Hidro Ambiental; “Produtividade de cana-de-açúcar fertirrigada via gotejamento subsuperficial’’, apresentada pelo prof. dr. Alexandre Barcellos Dalri, da FCAV/UNESP – Jaboticabal; “Utilização de equipamentos na Irrigação”, debatida pelo engenheiro agrônomo Leandro Renato Lance, da NaanDanJain; “Estabelecimento e desenvolvimento de mudas pré-brotadas de cana-de-açúcar sob diferentes lâminas de irrigação’’, proferida pelo engenheiro agrônomo Pedro Elia, da Biosev e "Utilização de Estações Meteorológicas para Manejo da Irrigação", abordada pelo prof. dr. João Lelis, da Metos.
 
Eventos paralelos recheados de conteúdo técnico
 
A grade de eventos de conteúdo terá mais de 200 horas de programação voltada para toda a cadeia produtiva da cana-de-açúcar. Um destes eventos abordará o setor de Transporte e Logística, com a realização do 4º Seminário de Transporte e Logística no dia 26 de agosto. Organizado pelo ESALQ-LOG (Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial da ESALQ/USP) em conjunto com a Abralog (Associação Brasileira de Logística), o seminário discutirá os temas “Custos da Logística no Sistema de Produção Agroindustrial Sucroenergético e Planejamento da Produção da Cana-de-Açúcar: Ferramentas de Previsão”.
 
De acordo com o gerente geral da feira, Paulo Montabone é importante encontrar soluções e melhorias para o setor de Transporte e Logística dentro da cultura da cana-de-açúcar. “O setor sucroenergético terá um custo estimado de R$ 8 bilhões para movimentação de insumos, matérias-primas, etanol e açúcar, custos de estocagem, atrasos nos cronogramas de moagem, além dos riscos naturais da produção. E esse é um custo muito alto, por isso trazemos nos corredores da feira equipamentos, tecnologias e conteúdo para reduzir esse custo e proporcionar ao empresário maior ganho de eficiência”, explica.
 
Outro destaque será o “VI Seminário CEISE Br/UNICA sobre Bioeletricidade” realizado no dia 24 de agosto, pelo CEISE Br (Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis) e UNICA (União da Indústria de Cana-de-açúcar). Já confirmaram presença os palestrantes: Arnaldo Jardim, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo; Reginaldo Medeiros, presidente executivo da ABRACEEL (Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia Elétrica); Newton Duarte, presidente-executivo da COGEN (Associação da Indústria de Cogeração de Energia); Eduardo Peres, sócio da Agroenergia; Marcelo Pierossi, sócio da AgroPerforma; Hélcio Lamônica, pesquisador do CTC (Centro de Tecnologia Canavieira); Marcelo Severi, gerente do Departamento Comercial da Unidade Negócios Turbinas da TGM; e Walter Piazza Jr., diretor presidente da Gás Brasiliano.

 
Para o gerente em Bioeletricidade da UNICA, Zilmar Souza, que coordenará os debates durante o seminário, trata-se de uma ótima oportunidade para acompanhar o cenário atual e perspectivas para a biomassa da cana. “O evento terá dois eixos centrais. O primeiro composto por palestras voltadas para questões regulatórias e de comercialização. Já o segundo focará em aspectos tecnológicos”, explica.
 
As inscrições para o seminário são gratuitas, mas as vagas são limitadas. Os interessados em participar do “VI Seminário CEISE Br/UNICA sobre Bioeletricidade” devem enviar e-mail para bioeletricidade@unica.com.br até o dia 19 de agosto.
 
No mesmo dia, das 13h às 18h, acontece ainda o 2º Encontro Cana Substantivo Feminino, que reunirá executivas e produtoras de cana para uma visita monitorada à feira e paradas em estandes de empresas que apresentam tecnologias diferenciadas. O 1º Encontro Cana Substantivo Feminino na Fenasucro aconteceu em 2014 e reuniu 52 profissionais. 
 
Faz parte ainda da programação, o Workshop Temático - GRUPO GERHAI (Grupo de Estudos em Recursos Humanos na Agroindústria tradicional) (23/08 – 8h às 13h); 
 
o IV Congresso de Automação e Inovação Tecnológica Sucroenergética – ISA (23/08 – 8h às 12h30);  
 
a apresentação do Projeto "Pato a Jato" - Carro com autonomia de 400km com 1 litro de etanol (23/08 – 15h30 às 16h30);
o Seminário Industrial da STAB (24/08 – 8h às 12h30) e o Café Setorial Sucroenergético – I Fórum de Comunicação do Setor – AMCHAM (25/08 – 14h às 18h). 
 
Já o evento técnico de abertura da 24ª FENASUCRO & AGROCANA acontece no dia 23 de agosto, das 8h às 12h30. A Conferência DATAGRO CEISE Br debaterá perspectivas de mercado, comércio internacional, safras futuras e questões atuais dos segmentos de açúcar e etanol, reunindo autoridades da indústria e representantes do governo ligados à indústria da cana-de-açúcar no Brasil. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (11) 4133-3944 e e-mail: conferencia@datagro.com, com Simone Cernauski) - /Link:http://datagroconferences.com.

Realizada pelo CEISE Br e promovida pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, a feira deverá receber mais de 30 mil visitantes/compradores este ano e chegar a uma geração de negócios de cerca de R$ 2,8 bilhões, concluídos até seis meses após o evento. 
 

 

 

Fonte: Andréia Vital – Revista Canavieiros –Edição 121 




Voltar

Rua Triunfo, 1349 sala 411| Jd. Botânico| Ribeirão Preto, SP | CEP: 14021-612
Tel.: (16) 99732 4224

Trip Propaganda