Tubos de Polietileno - Tire Suas Dúvidas

Tubos de Polietileno - Tire Suas Dúvidas

Cada tipo de tubulação pede um material diferente, que vai depender, por sua vez, da finalidade daquela tubulação. A mesma substância pode precisar de tubos das mais variadas origens quando houver alterações na temperatura – como a água, por exemplo. Atualmente, os tubos de polietileno de baixa densidade são os mais indicados para a condução de água através de bombas, esgoto e encanamento subterrâneo de gás.

Os tubos fabricados em polietileno (um plástico, considerado o polímero mais simples e barato do mundo) podem ser classificados de acordo com linhas padrões de cores variadas, chamadas Selos. Elas indicam a espessura e a pressão que o tubo suporta. É baseado nessa classificação – Selo verde, azul, vermelho e amarelo – que se faz a escolha do material próprio para cada função. A cor dos tubos também faz diferença. Os tubos pretos têm resistência às intempéries e podem ser usados para transportar água, entre outras aplicações gerais, enquanto o amarelo conduz gás e o azul serve para redes de água. Outras cores são utilizadas para telecomunicações, cobertura de fiação elétrica ou revestimento de outras tubulações.

Entre as suas principais propriedades estão a sua impermeabilidade, flexibilidade, baixa rugosidade, resistência a impacto, corrosão e abrasão, sendo ideais para carregar sólidos ou líquidos com ocorrência de sólidos. São atóxicos – não deixam resíduos, por isso são usados para conduzir líquido potável. Podem também ser encontrados na agroindústria, em usinas de álcool e açúcar, nas indústrias alimentícia, química, farmacêutica, mineradora, pneumática, na construção civil e no saneamento básico.

Os tubos de polietileno de alta densidade, no entanto, têm sido uma opção rápida e barata para substituir tubos de PVC pela sua resistência mecânica, química, à oxidação e à radiação ultravioleta. Como o PVC, que também é um tipo de plástico, o polietileno é leve e vem extrudado, podendo ser usado ainda em irrigação, postos de combustíveis e petroquímicas, pois tem uma grande variedade de diâmetros. Também tem sido bastante utilizado em redes de combate a incêndios.

Fonte: Artigos e Notícias
Autor: Carlos Augusto




Voltar

Av. Caramuru, 2730 - Ed. Rhodes ap. 111 | Bairro Alto da Boa Vista | Ribeirão Preto, SP | Cep 14.025-710
Tel.: (16) 99732 4224

Trip Propaganda