ETANOL ATINGIU PRODUÇÃO RECORDE DE 30 BILHÕES DE LITROS EM 2015

ETANOL ATINGIU PRODUÇÃO RECORDE  DE 30 BILHÕES DE LITROS EM 2015

 

Os principais fatores que levaram à safra recorde foram a boa safra de cana de açúcar e as medidas governamentais que aumentaram a atratividade do etanol.

  A produção brasileira de etanol bateu recorde em 2015 ao atingir 30 bilhões de litros, crescimento de 6% em relação a 2014. A constatação é da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), que divulgou, nesta terça-feira (10), o estudo Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis no Brasil 2015.

 

 Conforme o estudo, os principais fatores que levaram a esse recorde foram a boa safra de cana de açúcar e as medidas governamentais que aumentaram a atratividade do etanol, como a elevação do percentual de anidro na gasolina C; o retorno da Contribuição de Intervenção de Domínio Econômico (Cide) e a elevação do PIS/Cofins para a gasolina A.

 

 A EPE ressalta, em especial, dois pontos: a elevação do percentual de anidro na gasolina C, que passou de 25% para 27%; o aumento do preço de realização da gasolina A, o retorno da Cide e a elevação do PIS/Cofins para a gasolina que, juntos, contribuíram para o aumento do preço da gasolina C ao consumidor final.

 
 O estudo da EPE, empresa responsável pelo planejamento energético do País, ressalta, ainda, que, no ano passado, o País atingiu 660 milhões de toneladas de cana processada. Na avaliação da empresa, no entanto, o açúcar foi o contraponto, já que apresentou nova baixa em sua produção, atingindo 34 milhões de toneladas, redução motivada pelos baixos preços desse produto no mercado internacional.
 
 
Etanol hidratado
 
O relatório da EPE destaca, ainda, o crescimento expressivo de 34% da demanda do etanol hidratado, alcançando 19 bilhões de litros no ano passado, mesmo com a queda de 7% no consumo de gasolina C e de licenciamentos de veículos leves novos, pelo terceiro ano consecutivo.
 
 Outro dado importante para o setor foi a relevante contribuição da bioeletricidade proveniente das usinas do setor sucroenergético, que superou em 18,5% a quantidade injetada no Sistema Interligado Nacional em 2014.
 
 Outro dado divulgado se refere ao biodiesel, cuja produção, em 2015, atingiu 3,9 bilhões de litros do produto, volume 15% superior ao de 2014.
 
 
Fonte: Portal Brasil, com informações da Agência Brasil
 
 

Em época de alta produtividade, o investimento em novas soluções para otimizar a linha de produção e reduzir custos de manutenção devem fazer parte da estratégia.  A Reunidas em parceria com a Replass oferecem os serviços de manutenção programada em válvulas plásticas, soldagem eletrofusão, química e termofusão, montagens, desenvolvimento de sistemas como Spray Pond, Sifão Diluidor,  transferência de ácido,  distribuição de água ácida, transferência de caldo, diluidor de ácido, entre outros. 
  
 
 
Mais informações acesse www.replass.com.br
 
 
 



Voltar

Av. Caramuru, 2730 - Ed. Rhodes ap. 111 | Bairro Alto da Boa Vista | Ribeirão Preto, SP | Cep 14.025-710
Tel.: (16) 99732 4224

Trip Propaganda